Microcréditos

O microcrédito foi criado por Muhammad Yunus, de 66 anos, natural do Bangladesh e formado em Economia, que nos anos 70 iniciou um projecto de apoio aos mais pobres, acabando dessa forma por revolucionar o conceito tradicional de banca. Trinta anos depois, esse projecto valeu-lhe a vitória do Nobel da Paz.

Devido ao período de fome que o seu país atravessava, ano de 1972, Yunus decidiu emprestar do seu próprio bolso 27 dólares a 42 pessoas da cidade de Jobra para que estas pudessem avançar com pequenos negócios. Depois de ter sido reembolsado do dinheiro emprestado por esses aldeões em prestações diárias de valor muito baixo, Yanus desafiou todas as regras da banca tradicional que sempre se recusou a conceder empréstimos aos mais carenciados por considerarem que teriam grande risco der incumprimento e decidiu criar um novo banco independente, o Grameen Bank (Banco das Aldeias), fundado em 1976.


Países igualmente pobres e outros mais ricos, como os EUA e até Portugal, inspiraram-se em Yubus para realizarem experiências semelhantes. Para assegurar a devolução dos empréstimos, este tipo de banco usa o sistema de grupos de solidariedade, pequenos grupos informais que solicitam empréstimos em conjunto e cujos membros actuam para garantir a devolução do empréstimo e se apoiam mutuamente no sentido de melhorar a sua situação económica. Os microcréditos são pequenos empréstimos realizados a pessoas demasiado pobres para que tenham acesso a um empréstimo bancário tradicional. Este sistema possibilita que pessoas sem recursos consigam financiar pequenos projectos empresariais, especialmente nos países em vias de desenvolvimento.

 

(C) Copyright 2010 CreditonoBanco.com Todos os direitos reservados